A importância das Rotinas

Como criar rotinas produtivas

A organização também envolve o desenvolvimento de rotinas quando se trata de limpar a desordem, armários, gavetas e também limpar sua casa. É melhor você ter um cronograma ou algum tipo de data em mente quando se trata de limpeza ou seu trabalho nunca será feito. Se você adquirir o hábito de limpar e organizar regularmente, sua casa não apenas parecerá mais limpa, mas você se sentirá mais relaxado.

Minha mãe ainda segue a mesma rotina de limpeza que ela fazia desde que se casou. Ela tira o pó em um determinado dia, limpa os banheiros em um determinado dia, limpa a cozinha em um determinado dia, etc. Era assim que as coisas costumavam ser feitas anos atrás, quando as mulheres tinham mais tempo para se dedicar ao lar.

Hoje, não apenas vemos que a maioria das mulheres não tem o mesmo tempo no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também vemos os homens contribuindo para ajudar também. Esteja você limpando sozinho ou com um parceiro, você deve desenvolver uma rotina de quando você faz sua limpeza. Você pode aceitar um trabalho por dia para torná-lo mais fácil ou pode limpar a casa inteira de cima a baixo em um dia. Eu uso a rotina de um dia com sábado sendo dia de limpeza.

Como tenho uma casa pequena, posso limpar toda a minha casa até o ponto em que fique bem apresentável em duas ou três horas. Começo varrendo o chão da cozinha, esvaziando as coisas da geladeira antes que se tornem experimentos científicos, limpando as bancadas, a pia e os armários. Então pego o esfregão e limpo o chão. A sala inteira pode ser feita em meia hora.

Depois disso, vou para a sala, arrumo as capas, pó e aspirador. Este é outro projeto que leva apenas cerca de meia hora. Prendo um longo cabo de extensão ao aspirador para poder acessar o corredor e meu quarto também. Tiro o pó do quarto e vou para os dois banheiros.

As casas de banho têm de ser esfregadas e desinfectadas. Isso geralmente leva cerca de uma hora porque eu tenho dois deles. Com o uso de materiais de limpeza adequados e fazendo isso regularmente, a limpeza durará facilmente uma semana.

Eu ignoro os quartos dos meus filhos porque agora eles têm idade suficiente para fazer isso sozinhos. Ambos sabem que devem lavar os lençóis e limpar os quartos para serem confortáveis. Ambos percebem que preferem viver em uma sala limpa do que em um chiqueiro. Eu dei a eles as ferramentas e o conhecimento de como cuidar de si mesmos. 

Muitas vezes fico tentado a limpar o quarto da minha filha, pois ela costuma sair do quarto como um tornado passando por ele, mas como isso não iria ensiná-la nada, mordo o lábio e simplesmente fecho a porta. O principal é que tenho uma rotina. Eu sei exatamente como começar e quando terminar. 

Aqui está novamente em poucas palavras:

  • Cozinha limpa
  • Poeira e aspiração na sala de estar, corredor e quartos
  • Banheiros limpos

Ao desenvolver essa rotina e fazê-la todos os sábados, fico muito satisfeita quando acaba tudo, a casa fica limpa por um tempo e sei que no próximo sábado, farei de novo. Se eu apenas limpasse sempre que sentisse que a casa precisava, poderia estar limpando o tempo todo e meu trabalho nunca terminaria. A rotina me dá uma sensação de realização e também me permite relaxar e não me preocupar em limpar novamente até a próxima semana, a menos que algo aconteça para interromper a rotina – como alguém derramando algo no chão.

As rotinas não se limitam a limpar a casa; são uma forma de manter a ordem e a organização na sua vida. Além de limpar, também tenho uma rotina de cozinha. Eu planejo minhas refeições quando vou ao supermercado e preparo algo geralmente todas as noites para comermos. Existem muitas, muitas receitas que são nutritivas e podem ser feitas em dez minutos ou menos que você pode usar quando se trata de cozinhar. De vez em quando, tire uma noite de folga e peça uma pizza ou leve para fora. Mas, ao organizar o cardápio da semana e ter uma ideia do que cozinhar, você não só economiza tempo, mas também dinheiro. Comer fora o tempo todo pode ser caro e quem quer se preocupar com o que vai comer no jantar todas as noites?

Além de ajudá-lo com a casa, as rotinas também o ajudarão a se tratar de criar seus filhos. Crianças pequenas prosperam na rotina. Você sabe como é importante que os bebês sejam alimentados regularmente e trocados. Os bebês prosperam na rotina, pois isso lhes dá uma sensação de segurança. O mesmo vale para crianças. Eu criei meus filhos com uma rotina na hora de dormir. 

Nunca fui muito rígido no que diz respeito a mapear cada segundo de suas vidas e nunca quis que vivessem em um ambiente onde não tivessem tempo para apenas brincar ou ser crianças. Eu incentivei esportes e outras atividades e, obedientemente, os dirigi para onde deveriam ir. Acabamos construindo a rotina de nossa família em torno desses programas que às vezes nos desequilibravam quando se tratava de jantares. No entanto, eu sabia que meus filhos estavam criando uma rotina na escola e voltariam a ela quando estivessem prontos para dormir.

Meu irmão tem filhos pequenos que vão para a cama quando querem. Há muita comoção naquela casa quando se trata de as crianças irem para a cama porque elas nunca querem ir. Como resultado, as crianças costumam ficar acordadas até altas horas sem nenhum tipo de rotina na hora de dormir.

Uma das coisas de que tenho muito orgulho é que nunca tive problemas para colocar meus filhos na cama e fazê-los dormir. Isso era tão simples e levava no máximo uma hora por noite, mas uma vez que estavam na cama, eu tinha meu tempo para mim mesma, sem ouvir gemidos e choro ou ter que gritar no andar de cima para eles dormirem. Eu simplesmente segui uma rotina fácil que os fazia dormir e também descansavam bastante para a escola no dia seguinte.

Eu defini uma hora de dormir bem cedo. Antes de dormir, cada um tomava banho e, em seguida, comeu biscoitos e leite. Isso era algo que eles esperavam todas as noites. Depois dos biscoitos e da hora do leite, levei-os para a cama e íamos para o quarto de uma das crianças para contar uma história. Nós alternamos entre os quartos para este propósito. Comecei então a ler para eles uma história todas as noites. Quando eles eram pequenos e seus períodos de atenção eram curtos, eu lia rapidamente, às vezes apenas folheando o livro e explicando as fotos. À medida que envelheciam, comecei a ler outros livros para eles. 

Eu li de tudo para eles, desde a série de livros Berenstain Bears até clássicos para crianças, como a série Little House de Laura Ingalls Wilder. Os Berenstain Bears que vencemos em uma noite. Os livros mais longos levaríamos várias noites para ler, mas a cada noite, eles ficariam ansiosos para ouvir mais da história.

Então eu os colocava em suas camas, dava um beijo de boa noite e eles iam dormir. Eu fazia isso quase na mesma hora todas as noites, alterando apenas os livros e os tipos de biscoitos, e nunca tive problemas com eles indo para a cama ou mesmo argumentando que não queriam ir para a cama. Nunca subestime o poder da rotina quando se trata de crianças e como ela pode tornar a vida delas e a sua muito mais fácil. Essa rotina não só fazia meus filhos dormirem bem à noite e não precisavam me fazer ameaçá-los para ir para a cama, mas também os fazia gostar de ler e, como resultado de dormir o suficiente e aprender a apreciar livros, ambos se deram bem em escola.

Pessoas com cães também sabem o valor da rotina. Se você tem um cachorro, o segredo para deixá-lo dominado e se tornar um cachorro bem comportado é a rotina. Os cães, como as crianças, prosperam na rotina. Os gatos não se importam, pois estão em um mundo próprio, embora seja importante para eles que você os alimente regularmente, troque a água e limpe sua caixa de areia.

Crianças e cachorros, entretanto, não são as únicas coisas que prosperam na rotina. Os adultos também sentem conforto ao desfrutar as rotinas. Faz com que tenham uma vida mais organizada, bem como uma vida mais saudável. Se você for para a cama no mesmo horário todas as noites e acordar de manhã no mesmo horário, é melhor para o seu corpo. Se você assistir a um determinado programa na TV antes de ir para a cama, terá a sensação de ter algo pelo qual ansiar todas as noites. Quase todos nós temos um desejo inato por algum tipo de estrutura em nossas vidas.

As rotinas, entretanto, não são gravadas em pedra. Há momentos em que as rotinas são quebradas. Isso acontece de vez em quando e você não deve ficar ansioso com isso. Simplesmente volte à rotina quando qualquer situação que o tirou da rotina se acalmar. Por exemplo, minha rotina de dormir para meus filhos foi quebrada em muitas ocasiões, como feriados, festas, viagens noturnas e férias. Embora queira estabelecer uma rotina que fará com que todos se sintam mais seguros e você mais organizado, também não quer se sentir como se estivesse organizando um acampamento. Tornar-se tão rígido em sua rotina a ponto de não poder alterá-la de vez em quando não deixará ninguém mais relaxado, pois você ficará tão preocupado com a rotina que pulará coisas que interrompem sua programação.

Lembra-se antes, quando falei sobre a programação de limpeza aos sábados? Bem, houve momentos em que estive fora da cidade ou tive algo para fazer em um sábado dia em que não consegui cumprir a programação. Então o que eu fiz? Acabei de fazer a mesma coisa no domingo. Uma vez, eu pulei a limpeza por uma semana inteira porque estava fora da cidade e a casa não desmoronou.

Portanto, embora o segredo da boa organização seja a rotina, não deve ser tão rígido a ponto de frustrar o propósito e realmente causar ansiedade. Aprenda a tentar seguir uma rotina tanto quanto possível, mas não “desvie” se algo acontecer que atrapalhe a programação. Apenas siga o fluxo e volte ao ritmo quando puder. A rotina deve ser uma ferramenta que você usa para se manter organizado, não uma prisão que o confina a uma programação rígida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *