Como organizar papéis e fotos

Como organizar papéis e fotos

Papéis e fotos precisam de cuidados especiais e, uma vez perdidos, são difíceis, senão impossíveis de substituir. Por isso, sinto-me na obrigação de dedicar um capítulo inteiro a esse assunto.

Perdi muitos documentos importantes ao longo da minha vida por não estar organizado. Muitos desses documentos puderam ser substituídos, como certidões de nascimento, carteiras de seguro social e certidões de casamento. Mas isso também me causou muito estresse e tive que pagar para que fossem substituídos. Alguns papéis se perderam para sempre porque não eram instrumentos gravados e apenas cartas de acordo. Algumas coisas eu queria manter e sumiram porque as joguei fora por engano ou as perdi de alguma forma. Posso te dar uma lista dos muitos papéis que perdi devido à desorganização, mas acho que você entendeu.

As imagens geralmente são insubstituíveis. Pelo menos os mais antigos que não foram baixados para um computador e não estão em uma unidade flash. Muitas vezes, as imagens são tudo o que temos de uma memória, exceto o que está em nossas mentes. 

Quem não gosta de olhar fotos antigas e relembrar?

O segredo para não perder fotos e papéis é guardá-los em um lugar onde você saiba onde estão e, se possível no caso de fotos, em algum tipo de álbum. Se você sempre quis fazer um álbum de recortes e tem um monte de fotos soltas espalhadas por todo o lugar, reúna-as e coloque-as em caixas que estão etiquetadas e guarde-as para uso futuro. Você pode comprar caixas feitas para esse fim ou apenas caixas de sapatos. Certifique-se de que as caixas estão claramente etiquetadas e que as fotos estão todas armazenadas em um local seco e escuro.

Um item que pode ajudá-lo a organizar fotos e papéis é um arquivo portátil. Você pode comprá-los em qualquer loja de materiais de escritório e obter pastas e separadores de arquivos para ajudá-lo a organizar tudo. Dessa forma, pelo menos você sabe onde está tudo e pode pegar quando precisar.

Caso em questão – alguns anos atrás, meu ex-marido estava levando meus filhos em um cruzeiro. Isso é antes de você precisar de um passaporte para entrar e sair do país, mas eles precisavam de certidões de nascimento. Olhei na confusão de papéis que continham todos os meus “documentos importantes” que estavam misturados e facilmente encontrei a certidão de nascimento da minha filha, mas não a do meu filho. Eu não consegui encontrar nada. Para tornar as coisas ainda mais divertidas, o dia em que ele me disse que eles precisavam das certidões de nascimento foi na véspera de Natal. Eles estavam partindo na noite de Natal para o cruzeiro. E o tribunal estava fechando mais cedo na véspera de Natal.

Felizmente, ele não esperou uma hora para me contar sobre a certidão de nascimento necessária e corremos para o tribunal e conseguimos uma certidão de nascimento para meu filho para que ele pudesse ir neste cruzeiro. Deu tudo certo, mas tinha potencial para um desastre. Principalmente porque mais tarde encontrei a certidão de nascimento do meu filho em uma gaveta da cozinha. No dia seguinte ao Natal, fui à loja de materiais de escritório comprar organizadores para documentos importantes. Outro dia, minha filha precisava do cartão do seguro social para um novo emprego e eu pude ir direto ao arquivo e retirá-lo para ela. Se eu não tivesse isso, ela poderia não conseguiram o emprego.

Muitas das minhas fotos estão em álbuns de fotos, mas ainda tenho muitas fotos soltas que pretendo colocar em álbuns de fotos. Mas, embora eu continue adiando este projeto, ainda tenho as fotos organizadas por anos aproximados, configurações de férias ou configurações de férias em uma caixa de arquivo. Tenho outra caixa de arquivo para fotos que me foram entregues e que pertenceram aos meus avós. Eles são fáceis de acessar porque estão todos armazenados em um só lugar e organizados.

Se você tiver uma câmera digital e tirar fotos para baixá-las no computador, é uma boa ideia obter uma unidade flash que possa etiquetar para as fotos. Você também pode imprimi-los em sua loja de fotos local. Você deve organizar suas fotos de modo que as tenha como uma lembrança de um momento que você não pode recriar.

Se você gravar vídeos de seus filhos ou família, também deve ter certeza de que eles estão claramente identificados para que não sejam acidentalmente jogados fora. Uma das coisas mais dolorosas que posso pensar é o fato de que minha filha e seus amigos fizeram um filme com nosso antigo vídeo camera uma vez. Era fofo na época e eu armazenei com nossos outros vídeos, mas não o rotulei. Tenho certeza de que foi jogado fora acidentalmente, pois não está em lugar nenhum. E aquele pequeno vídeo não pode ser recriado – foi um momento que eu gostaria de ver agora que ela cresceu e se foi.

Portanto, certifique-se de cuidar e armazenar adequadamente fotos, vídeos e papéis importantes em um local seguro, onde você possa ter fácil acesso a eles e poder recuperá-los quando quiser. No momento em que você receber um monte de fotos, provavelmente irá olhar para elas e colocá-las em um balcão, de onde irão eventualmente mover para uma gaveta e então possivelmente perdido. Você pode não pensar nelas na hora, mas algum dia, você vai querer ver essas fotos para se lembrar daquele evento.

Existem várias maneiras de se organizar quando se trata de documentos e fotos. A melhor maneira é usar uma caixa de arquivo à prova d’água, onde você pode ter tudo ao seu alcance sempre que precisar. Pode demorar um pouco para você classificar seus papéis e fotos para organizá-los, mas será um tempo bem gasto.

Deixe uma resposta