Quais copos para vinho usar

Quais copos para vinho usar

Primeiramente, você sabe quais taças para vinhos usar? Aqui vamos te mostrar todos os taças para vinho, assim, você saberá as funções de cada um.

Antes de tudo, saiba que os taças para vinhos têm a função de você aproveitar ao máximo o sabor e características da bebida. Dessa forma, você poderá degustar o vinho da melhor maneira.

Ainda mais, se estiver iniciando no mundo do vinho, nesse caso você pode não fazer ideia para que tantas taças de vinho? Para pessoas que estão iniciando nesse meio dos vinhos descobrindo sabores é importante saber por que tantos formatos e taças diferentes.

Como muitos apreciadores de vinhos dizem, os taças para vinhos foram desenvolvidos para conduzir o vinho para boca e nariz. Onde realça a cor, sabor e aroma do vinho que esteja bebendo.

Caso tenha dúvida se isso realmente funciona faça o teste e nos conte depois, mas não saia daqui. Nesse post tem muito mais dicas para que possa sair daqui conhecendo todos os tipos de taças para apreciar um bom vinho.

Quais taças para vinhos devo ter em casa?

Agora, que sabe quais taças de vinhos usar, vamos te mostrar os tipos de taças para vinhos e para que serve cada um deles. Dessa forma, você poderá apreciar o seu vinho da melhor maneira.

Antes de tudo, saiba que não é preciso que tenha todas as taças em sua casa, basta obter taças dos vinhos que mais gosta de tomar. Tenha em sua casa uma taça coringa. Então, você pode tomar qualquer vinho, sem precisar comprar taças especificas para beber um bom vinho.

Tenha dois modelos para servir vinhos tintos, como Borgonha e bordeaux, são ideais para esse tipo de vinho. Não se esqueça de uma taça para espumantes, assim, você terá os modelos básicos para tomar um vinho e saborear da forma correta. 

Contudo, vinhos brancos possui suas próprias taças podendo beber vinhos rose na mesma taça do vinho branco.

Veja a seguir os modelos para cada tipos de vinho, dessa forma, ficará por dentro de todas as taças.

Quais tipos de taças para vinhos?

tipos de taças para vinhoAgora, que já sabe para que serve os taças para vinhos, separamos os modelos de taças para que possa apreciar o seu vinho.

Taças para vinho tinto

Bordeaux: essa taça foi feita para abrigar vinhos mais encorpados como o vinho tinto que são ricos em tanino. A taça possui o bojo grande, com a borda mais fechada para que assim o aroma seja preservado na taça.

Assim, poderá saborear da melhor forma, aguçando todos os sentidos ao obter o vinho em contato com a sua boca.

Borgonha: os vinhos Borgonha são mais concentrados, portanto as taças em formato de balão com o bojo, maiores são ideais. Dessa forma, você explora mais o aroma, fazendo com que possa sentir a acidez acentuando a qualidade do vinho.

Taças para vinho branco

As taças para vinho branco são menores que as taças para vinho tinto, devido os vinhos brancos ter que ser consumidos em temperatura baixa. Dessa forma, aproveitando ainda mais o sabor do vinho.

Por não ter trocas de calor com o ambiente, assim, prejudicando o sabor realçado as notas de frutas que o vinho possui.

Taças para vinhos rosados

contudo, o vinho rosado possui características dos vinhos anteriores que são: os taninos do vinho tinto e aroma do vinho branco. Portanto, a taça adequada para tomar esses vinhos são taças menores que as do vinho branco.

Porém, possui o bojo maior, para que possa acentuar a acidez do vinho, assim, equilibrando o doce do vinho. Além, das taças especificas para vinhos rosados, você pode usar a taça de vinho branco.

Taças para vinhos doces e fortificados

Caso, você seja daqueles que gostam de apreciar vinhos doces, saiba que a taça adequada são as de bojo pequeno. São ideais para quem consomem vinhos doces e fortificados em pequena quantidade. Além, das taças serem mais estreitas conduzindo melhor o sabor a boca.

Taça ISO             

Para quem esteja começando a apreciar vinhos essa taça sem dúvidas é a taça que não pode faltar, por ser uma taça coringa.

Contudo, você já sabe quais tipos de taças usar para cada tipo de vinho, então não perca tempo para apreciar seu vinho da melhor maneira possível.

Por que usar taças para vinhos diferentes?

Primeiramente, no mercado possui uma variedade de taças e taças, cada uma delas tem sua função onde garantem o sabor da bebida. Sendo assim, preservando o aroma e a intensidade da bebida, sendo assim, até mesmo o tamanho e formato.

Tem a função onde influenciam no resultado, que é a degustação da bebida em cada copo ou taça. Portanto, o material usado na fabricação das taças auxilia nesse processo.

Contudo, o material influencia na liberação olfativas de cada bebida, as taças possuem vidro mais resistentes. Além, de serem leves e contendo chumbo em sua composição elas são porosas. Dessa forma, as moléculas da bebida se dividem quando colocado em contato com a taça, sendo assim, liberando toda a intensidade.

Deixe uma resposta